Go here to translate and read the posts!

31 de janeiro de 2013

Harmonia+saúde!!!


Oi bonitas de plantão!!!!

Começo por agradecer as leitoras que me visitam diariamente e quem tem gostado e visitado também a page no Facebook!!!

Nesta quinta eu trago uma nova TAG, a "Harmonia+Saúde" sobre um assunto importante ,que é sobre a nossa saúde!!!!! Postarei sobre saúde,alimentação,exercício físico, bem estar externo e interno!

E para este 1º post venho falar de boa alimentação e uma receita gostosa!

Com tanta tentação da publicidade feita no mercado da alimentação, fica difícil resistir a tanta besteira, que agente pensa que ás vezes não nos faz mal, mas que depois na verdade a curto e a longo prazo trazem más consequências(diabetes,problemas com colesterol,desenvolvimento de doenças cardio-vasculares e até alergias ou problemas gástricos sérios!)

Eu cuido a minha alimentação apesar de umas vezes (poucas vezes mesmo) comer algo que seja só por gula e sabendo que não me traz nenhum benefício, mas desde uns anitos para cá que não entram frituras, bebidas gaseificadas , açúcar  e gorduras más em casa e o exercício físico veio para ficar,faço no ginásio e em casa !!!

Até meus filhos em geral estão habituadas a uma alimentação equilibrada, + rica em proteínas e fibras...e muito mesmo muito poucas gorduras e baixos carboidratos!!! É importante educar nossos filhos desce cedo para se alimentarem direito e praticar atividades físicas, pois o bom desenvolvimento e uma saúde de ferro até a idade adulta e para o resto da vida depende disso também!!!  

                              

Na minha casa funciona da seguinte maneira, comemos todos o mesmo ,tem de haver controle e regras, pois se todos comerem o mesmo e de maneira saudável não há como só um ou outro membro ficar a comer besteira ou exigir pratos diferentes só porque não gosta ou de sopa,ou de legume ou salada....Isso tem que acabar! E quanto+ cedo implementar no ceio familiar melhor, principalmente desde bebê...quando o filho/a começar a ingerir sólidos tem que habituar a criança a uma boa alimentação sem besteiras e nem doces!!!!
Não é á toa que a obesidade, diabetes e câncer no intestino são algumas das maiores causas de morte no mundo,  especialmente que se tornaram "pandemias mundias graves"
Então na nossa família durante a semana normal(de domingo a sexta) comemos de maneira saudável> muita água chás,sumos naturais sempre....refeições sem frituras, nem gorduras, nem açúcar(raro ter na cozinha), nem doces, mas muitas frutas, vegetais , carne branca(frango,peru,peixe grelhados ou cozidos ou na frigideira sem nada ou só um fio de azeite(de oliva) pão e cerais integrais e leite meio-gordo(para as crianças é importante).Iogurtes naturais ou gregos ou de frutas com índice glicêmico baixo...e só na sexta à noite ou no sábado temos o "cardápio livre" a que os meus filhos apelidaram carinhosamente de o "DIA DA BESTEIRA" hehehe
Neste dia ou refeição faço pratos mais caprichados ou com algum molho(mas caseiro com produtos naturais ,pouco sal e + ervas aromáticas) e alguma sobremesa mas também sempre low carb e low IG....

Crie rotinas e cardápios certos , para se guiar e ter sempre uma alimentação certa, faça calendários se necessário e coloque na geladeira (frigorifico), não ceda as tentações das promoções nos mercados de bolachinhas recheadas(maior perigo) salgados embalados e refrigerantes(inimigo grave)!!!!!

Deixo então uma receita saudável como sugestão para o seu "Dia Da Besteira"


                                Sugestão para o "Cardápio Livre"
           Lasanha aberta de berinjela e massa de aveia

Ingredientes 

. 1 xícara (chá) de farinha de aveia culinária (própria para forno e fogão)
. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral ou branca(á escolha segundo sua consciência, mas recomendo integral é + saudável)
. 1 colheres (café) de sal
. 1 ovo
. 1 colher (sopa) de água
 Recheio
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1 berinjela cortada em fatias finas *
. 1 abobrinha ( ou courgette) cortada em fatias finas *
. pouco Sal e pimenta ou noz moscada a gosto
. 4 mussarelas diet grandes cortadas em rodelas (ou queijo fresco diet a escolha)
. 12 tomates-cereja cortados ao meio
. Folhas de manjericão fresco
. Ervas aromáticas a gosto

Modo de preparo

Numa tigela, misture as duas farinhas e o sal. Abra um buraco no centro para acrescentar o ovo e a água. Misture bem até a massa ficar lisa e uniforme. Se necessário, acrescente mais água. Em seguida, abra a massa com um rolo numa superfície seca e levemente enfarinhada. Corte-a em retângulos de 15 cm x 9 cm.  
Cozinhe a massa em água fervente e com sal por cerca de cinco minutos (ou até ficar al dente). Retire com uma escumadeira e reserve em local aquecido. 
Para fazer o recheio, ponha parte do azeite numa frigideira antiaderente, aqueça e  grelhe a berinjela e a abobrinha dos dois lados. Tempere com o sal ,a pimenta e/ou noz moscada.
Monte porções individuais: coloque um retângulo da massa, três fatias da berinjela e da abobrinha ligeiramente dobradas, três metades de tomate e quatro rodelas de mussarela diet ou queijo diet fresco a escolha. Distribua o manjericão e as ervas aromáticas, regue o azeite restante e tempere novamente a gosto. Faça mais uma camada e sirva em seguida (aqueça se achar necessário).
** quem não gostar de berinjela ou a abobrinha pode sempre optar por outros vegetais e legumes a gosto e se sentir falta de "carne" opte pelo peito de peru ou de frango moído....!!!!!
Et bon apétit !!!!!!

Super recomendo um site que sigo e também uma comunidade no facebook com super dicas de um estilo de vida super saudável, super fit e super feliz !!!! Existem sempre videos com receitas, exercícios e projetos de emagrecimento ou aumento de massa muscular de maneira correta...
   <<< este é o look do site muito legal bonitas

Espero que tenham gostado da novidade,das dicas e da receita!
Beijos enormes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harmoniosa comente aqui!!!